Conferência Episcopal de Angola e São Tomé

Actualidade e Novidade

Núncio Apostólico em Angola revela expectativas inerentes á próxima visita de Bento XVI

07-02-2009

( Radio Vaticano) A visita do Papa a Angola em Março próximo poderá desbloquear definitivamente a situação da Radio Ecclesia cujas emissões estão limitadas à capital do país....

É a convicção do Nuncio Apostólico em Angola que tem esperança que Bento XVI consiga que o governo angolano autorize a emissora católica de Angola a emitir para todo o país.
Em entrevista ao nosso correspondente em Portugal Domingos Pinto, D.Angelo Beccio diz que há sinais concretos neste sentido e espera que a visita do papa seja mais um factor de paz e de reconciliação nacional.....
 
Uma entrevista onde o Núncio Apostólico em Angola aborda a colaboração entre a Igreja e o Estado na preparação da visita do papa, fala da melhoria da economia do pais, mas também espera que não privilegia apenas os mais poderosos e sublinha algumas das preocupações da igreja local em relação à dignidade da mulher, de resto um dos temas fortes da visita do Papa. 
 
As expectativas do Núncio Apostólico em Angola, país que o papa Bento XVI visita pela primeira vez de 20 a 23 de Março próximo.
link de notícias

Festa com o Papa

07-02-2009

Angola está em contagem decrescente. Bento XVI é acolhido nas próximas horas. Em Angola todos os caminhos dão a Luanda, onde os jonvens já se encontram, vindos de vários pontos de Angola, em clima de peregrinação, desafiando as dificuldades, desde o dia 15. Dom Filomeno Vieira Dias garante que os trabalhos estão em bom ritimo. O Centro de Imprensa está artilhado para o evento e um outro lugar de apoio para está sendo diponibilizado, nas antigas estalações da Universidade Católica na escola das Irmãs de S. José do Cluny, para todos os trabalhos de televisão.

link de notícias
Immagine NOTA PASTORAL
19-01-2009

Dia 25 de Janeiro- Conversão de S. Paulo e Dia da Cidade de Luanda


AMADOS DIOCESANOS!
Paz e Saúde, em Cristo Ressuscitado.


No Ano Paulino, em Curso, e no quadro dos Preparativos da iminente visita do Santo Padre Bento XVI a Angola, a Celebração do Dia, sob rubrica, pode invocar Realidades imensas e ricas de significado.

 

Lê >>
Immagine Nomeação de Novo Bispo para a Diocese de Mbanza Kongo

Nomeação de Novo Bispo para a Diocese de Mbanza Kongo

13-01-2009

 

 
 
 
 
 
 
 
A Nunciatura Apostólica informa que Sua Santidade o Papa Bento XVI nomeou Bispo da Diocese de Mbanza Congo o Padre Vicente Carlos KIAZIKU, OFMCap, da Ordem dos Capuchinhos e, actualmente, Definidor Geral para a Áfricana Cúria dos Frades Menores Capuchinhos, em Roma.
 

A notícia foi tornada pública no L’Osservatore Romano na Segunda-feira, dia 5 de Janeiro de 2009

link de notícias
Immagine Curriculum Vitae de D. António Jaca

Curriculum Vitae de D. António Jaca

06-01-2009
O Reverendo Padre António Francisco JACA nasceu em Quessua, Província de Malanje, a 3 de Novembro de 1963, de Francisco Jaca e de Rosa António.
 
Feitos os estudos primários e secundários, entrou no Seminário Propedêutico de Malanje.
 
De 1981 a 1984, frequentou os estudos filosóficos no Seminário Arquidiocesano de Luanda.
 
Em 1985, começou o Noviciado junto do Instituto dos Verbitas em Kinshasa (República Democrática do Congo) e, em 1987, emitiu os primeiros votos.
 
Fez a profissão dos votos solenes em 1990, depois de ter concluído o Curso de Teologia no Seminário dos Missionários de Scheut (Teologado Eugénio de Mazenot) sempre em Kinshasa.
Foi ordenado diácono em 1991 e, no mesmo ano, a 29 de Setembro, recebeu a Ordenação sacerdotal em Malanje, pelas mãos de S.E.R. Dom Eugénio Salessu, então Bispo daquela Diocese.
 
Logo após a Ordenação, foi enviado como Vigário para a Missão Católica de NZeto, na Paróquia de Santo Estêvão, Diocese de MBanza Congo, onde permaneceu durante dois anos e meio, em plena guerra civil.
De 1994 a 1998, transferiu-se para o Canadá, onde obteve o Diploma em Ciências das Comunicações sociais pela Universidade de St. Paul em Ottawa e, posteriormente, a Licenciatura pela Universidade de Montreal, em Quebec.
 
Regressado para Angola em 1999, foi nomeado Director da Rádio Ecclesia e eleito Vice-Superior Provincial do seu Instituto.
 
Desde de 2002, exerce a missão de Superior Provincial dos Verbitas.
 
No dia 6 de Junho de 2007, é nomeado pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, Primeiro Bispo da recém-criada Diocese de Caxito.
 

 

link de notícias
Immagine Novo bispo da CEAST
12-12-2008

 

Conferência Episcopal de Angola e São Tomé acolhe novo bispo

 Dom José Manuel Imbamba será ordenado neste domingo 14 de Dezembro de 2008, na Diocese de Lwena, como bispo do Dundo, na Província de Lunda Norte. O novo bispo da CEAST foi nomeado no dia 16 de Outubro 2008 para substituir Dom Joaquim Ferreira Lopes que acumulava, depois de ter sido nomeado para a recente criada diocese de Viana.
Dom Imbamba nasceu em Boma, Província de Moxico, no dia 7 de Janeiro de 1965. O bispo eleito do Dundo frequentou o Seminário filosófico do Uije e o Maior de Luanda, onde concluiu os estudos teológicos. Recebeu a ordenação presbiteral em 29 de Dezembro 1991, para a Diocese de Lwena, pelas imposição das mãos de D. José Próspero d’Ascensão Puaty, como primeiro sacerdote do clero diocesano. Na sua diocese, serviu a Igreja Local como pároco da Catedral e delegado diocesano da Caritas, de 1992 a 1995; nesse mesmo ano foi estudar na Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma, onde ficou até 1999; também foi Vigário Geral de Lwena e Director do Secretariado diocesano de Pastoral; ministrou aulas de filosofia no Instituto Médio Normal de Educação (IMNE) e de língua portuguesa no Instituto Médio de Saúde (IMS). Desde 2001 é o Secretário-geral da Universidade Católica de Angola e professor de Filosofia no Seminário Maior da mesma cidade.
A tomada de posse do novo bispo acontecerá no domingo 11 de Janeiro de 2009 na sede episcopal, no Dundo, Província de Luanda Norte. É o segundo bispo da diocese.
 

 

Lê >>
28-10-2008

Publicamos na íntegra o texto da Conferência de imprensa que Sua Excelência o Senhor Núncio apostólico em Angola, D. Ângelo Becciu, realizou em Luanda na sede da nunciatura.

Lê >>
16-10-2008

MENSAGEM PASTORAL
“O NOSSO VIVER E AGIR EM CRISTO”

Lê >>

23 novas ordenações em Benguela

29-07-2008

A Capelinha de Nossa Senhora dos Navegantes em Benguela foi pequena para acolher os 23 novos servidores de Cristo e da Igreja, no dia 27, último domingo do mês de Julho de 08.

Os diáconos, que foram ordenados padres, eram 5 da diocese de Benguela e 7 da Congregação dos Padres Missionários de Nossa Senhora de La Salette: em total 12 novos presbíteros. Os que foram ordenados diáconos eram 8 diocesanos e 3 do Instituto dos Padres Teresianos, dos quais dois mexicanos.

O evento trouxe a Angola o superior geral dos padres teresianos, padre Luiz Ignacio, residente no México e mais dois jovens mexicanos para a ordenação.

A concelebração eucarística foi presidida pelo bispo emérito de Benguela, Dom Óscar Braga, ladeado pelo vigário geral da Diocese de Benguela, padre Eduardo Alexandre e pelo padre Venâncio Nunda, superior regional dos padres saletinos.

 A liturgia foi marcada com as cores africanas. O testemunho encheu de louvor e acção de graças a assembleia. Alguns integrantes de comunidades da Diocese de Malanje e das Arquidioces do Lubango e de Windoek, Namíbia, acompanharam os padres que fizeram estágio de diácono naquelas paragens. No ofertório, os pais integraram a procissão das oferendas à frente das comunidades, ladeando os seus filhos, como acto de entrega de cada jovem ao serviço do Reino de Deus e receberam a bênção do presidente como sinal de aceitação e gratidão.

Na homilia, o bispo emérito de Benguela alertou para o valor da liberdade no serviço à Igreja e exortou a assembleia a ver no padre um servidor de todos.

A solene celebração ficou encerrada pela intervenção de Dom Eugénio Dal Corso, novo Bispo da Diocese de Benguela, que enviou mensagens de felicitações e encorajamento aos novos padres e diáconos.

link de notícias
Immagine Igreja de Angola e São Tomé abre Ano Paulino

Igreja de Angola e São Tomé abre Ano Paulino

07-07-2008

As comunidades cristãs de Angola e São Tomé abriram o ano dedicado a São Paulo no Lubango, no dia 4 de Julho de 2008. O evento reuniu os Bispos da CEAST no pavilhão multiuso Nossa Senhora do Monte e os membros das comunidades evangélica da AEA e CICA. O nome de S. Paulo encheu o pavilhão na representação de acolhimento feito pelos movimentos que tem como patrono São Paulo, na Arquidiocese do Lubango. Paulo de Tarso, judeu e conhecedor da lei, fariseu convertido ao cristianismo animou a coreografia. Dom Damião Francklin, presidente da CEAST e Arcebispo de Luanda, proclamou solenemente a abertura do Ano Paulino erguendo o círio de dedicação: “Em comunhão com o Papa Bento XVI e em nome de todas as comunidades diocesanas de Angola e São Tomé declaro aberto o Ano Paulino”, disse. O Ano Paulino é uma iniciativa do Papa Bento XVI para comemorar o nascimento do Apostolo Paulo, pilar da fé cristã. Na Igreja Católica teve início no dia 28 de Junho de 2008 e acabará solene celebração no dia 29 de Junho de 2009. O objectivo é aprofundar o ser cristão, à luz dos ensinamentos do Apóstolo. Dom Zacarias Kamuenho dirigindo palavra disse ao Núcio de Angola e São Tomé, Dom Ângelo Beciu que levasse ao Santo Padre o desejo de gratidão das comunidades, louvando o gesto do Papa. Para os Bispos de Angola e São Tomé, o Ano Paulino veio ratificar o plano de pastoral, enquanto Conferencia Episcopal. A Santificação e a boa governação, bem como a abertura ao serviço do próximo, pela caridade encontram em Paulo um exemplo de serviço. A este propósito, o presidente da CEAST, Dom Damião Franklin exortou para uma releitura paulina do mistério da iniquidade enxertando o tema da reconciliação, premissa fundamental para o desenvolvimento. “Se tivermos como fundamento a reconciliação no mistério da cruz não precisaremos tantos projectos de desenvolvimento”, defendeu. Para Dom Franckin o subdesenvolvimento deve ser visto de uma forma plural e não apenas de maneira material, “o interesse pelo bem comum deveria ser o objecto do amor que Deus tem por nós”, apontou. Para o Arcebispo de Luanda, as eleições longe de levantar o medo e intolerância serão uma ocasião soberana para os que amam a Deus e se amam. 

link de notícias

NOVO MOSTEIRO EM ANGOLA

10-06-2008

NOVO MOSTEIRO EM ANGOLA

A Diocese de Kuito-Bié viveu com festa o momento inaugural do Mosteiro das Dominicanas Contemplativas, que teve lugar no dia sábado, 7 de Junho.

Numa cerimonia significativa presidida pelo Bispo diocesano, Dom José Nambi, a comunidade diocesana do Kuito viu serem benzidas as paredes do novo mosteiro, ao que se sucedeu a Santa Eucaristia com a presença de Sacerdotes do Bié, Benguela, Luanda e Huambo e muitas religiosas e religiosos da Familia Dominicana e de outras ordens e institutos religiosos, dos amigos, benfeitores e do Sr. Beto, o empreitero da Obra.

Dom Oscar Braga, Bispo Emérito da Diocese de Benguela vivia feliz por ver mais esta realizaçao ligada à Benguela, ja que o novo Mosteiro foi desmembrado do Mosteiro Mae de Deus de Benguela

link de notícias

Actualidade de 409 à 420 de 420
Primeira página ¦ anterior ¦ adiante ¦ Última página